segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SCRUM: gerencie seu projeto de forma diferente e ágil

O principal desafio de um gerente de projetos é manter a equipe produzindo com alta performance e cumprir os prazos insanos que normalmente são impostos.

A SCRUM é uma metodologia de gestão de projetos focada em prazos de entrega e produtividade (desenvolvimento ágil).

É difícil conseguir passar o conceito de uma metodologia em um post, porém, pela simplicidade da SCRUM, resolvi sintetizar os pontos mais importantes que já servirão para você pelo menos se interessar pelo assunto.

Na SCRUM temos personagens e termos bem definidos para fazerem a coisa andar. Abaixo coloco cada um deles e sua principal função:

Sprint: é um período normalmente de 30 dias (não necessariamente, porém, a duração do Sprint tem de ser constante durante todo o projeto) onde a equipe se compromete com a entrega de determinadas tarefas que constam no Backlog.

Product Backlog: é uma listagem com todas as especificações do produto em questão. Este documento é visto por todos envolvidos. Umas das características é que ele pode ser alterado durante o processo. As mudanças normalmente se referem a prioridade das tarefas.

SCRUM Master: é o gestor do time de desenvolvimento. Seu principal objetivo é acompanhar e fornecer tudo o que seu time precisa para cumprir as tarefas acordadas dentro de um Sprint. Ele tem reuniões diárias e curtas com o SCRUM Team e é o cara que briga pelo time para permitir que eles possam trabalhar sem interferências.

Product Owner: é o responsável em entender o projeto junto ao cliente e passá-lo para o SCRUM Team. Muitas vezes o Product Owner poder ser o próprio cliente. Além disso, ele é o que coloca prioridade nas tarefas. O resultado do seu trabalho é o Product Backlog descrito acima.

SCRUM Team: é a equipe de desenvolvimento que tem normalmente entre 5 e 9 pessoas. A responsabilidade pela divisão das tarefas é do próprio time, ou seja, eles é que decidem quem é que vai ficar com qual tarefa do Backlog. Estas definições podem ser trocadas durante o desenvolvimento. Como dá pra perceber, não tem muita regra e é por isso que a equipe deve ser composta por bons profissionais.

Daily SCRUM: reunião diária no mesmo horário entre o SCRUM Master e o SCRUM Team. O objetivo da reunião é eliminar ou entender qualquer obstáculo que tenha aparecido e ainda, faz com que cada membro da equipe responda algumas perguntas como:

- O que você fez desde a última reunião?
- O que você fará até a próxima reunião?
- Tem algo que está impedindo você fazer o que foi combinado?

Burn-down Chart: um gráfico que serve para acompanhar quanto trabalho ainda falta ser entregue dentro de um Sprint.

E como a coisa começa? Começa pelo Product Owner que faz o Backlog. :)

A SCRUM é uma metodologia que se encaixa em uma categoria já conhecida pelo mercado de TI chamada "agile development". Estas metodologias são totalmente voltadas para prazos, desburocratização, menos teoria e mais prática.

Abaixo coloco algumas referências para quem quiser se aprofundar no tema:

- Scrum em menos de 10 minutos (Sensacional!)
- Scrum Alliance
- Scrum na Wikipedia
- Scrum Brasil

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: