segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pesquisador de segurança enaltece evolução do DNS após falha grave

O pesquisador de segurança Dan Kaminsky, que, por anos, foi ambivalente quando o assunto era segurança de DNS, se tornou um grande apoiador do DNS Security Extensions (DNSSEC), uma funcionalidade de segurança para DNS.

Em uma palestra da conferência Black Hat DC 2009, na quinta-feira (19/02), o pesquisador disse que a falha de segurança no DNS, sozinha, não torna a internet vulnerável, mas enfraquece a capacidade de melhorar importantes tecnologias de segurança.

"DNS é certamente nosso único modo de ativar sistemas através das fronteiras organizacionais, e por ser inseguro, está afetando todo o resto que usa DNS, o protocolo de internet fundamental que fornece endereços IP para determinado domínio", disse Kaminsky.

Kaminsky começou a promover o DNSSEC em meados do ano passado, logo após ter descoberto uma significante falha no DNS - que ficou conhecida como Kaminsky Bug.

O ataque de envenenamento de cache permite ao cracker redirecionar o tráfego de um site legítimo para um site falso sem que o usuário perceba.

O DNSSEC tenta evitar ataques de envenenamento de cache ao permitir que sites verifiquem seus domínios e os endereços IP correspondentes usando assinaturas digitais e encriptação.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: