Ricardo Basaglia, chefe da divisão de tecnologia da consultoria de recrutamento de executivos Michael Page, explica que um currículo ideal possui entre 2 e 3 páginas e é rodeado de palavras-chave que ajudem a empresa a identificar o candidato.
O currículo também deve ser claro: dispense fotos, cores, fontes diferentes e molduras, explica Basaglia.
Veja a estrutura ideal criada pelo executivo da Michael Page:
1. Informações básicas
Na parte superior ficam informações que incluem o nome do candidato, seus dados para contato (telefone fixo, celular e e-mail), idade e estado civil.
2. Formação Acadêmica
Destaque o nome da universidade que cursou, o nome do curso e ano de conclusão. Neste espaço também ficam ocasional formação em pós-graduação, doutorados e mestrados.
3. Resumo das Qualificações
Texto que aponta a experiência do profissional, habilidades e realizações na carreira.
4. Experiência Profissional
Deve estar em ordem cronológica, começando pela empresa que trabalha atualmente - ou a última em que atuou.
5. Idiomas
Importante: Basaglia ressalta que não existe ‘inglês técnico’. Há níveis básico, intermediário, avançado e fluente.
6. Cursos
Aqui ficam cursos técnicos que não foram mencionados na formação acadêmica.
SEO e networking
“Escreva pensando que seu currículo está sendo feito para ser encontrado”, aponta o executivo. Aí entram as palavras-chave. “Cite as siglas e tecnologias que você domina para as consultorias te encontrarem”.
Outra dica de Basaglia para quem está em busca de um novo cargo é ter seu perfil em uma rede profissional como o LinkedIn. O executivo alerta, contudo, que é preciso manter “a manutenção de relacionamentos online, que não difere do pessoal”.
Fonte: IDG Now!
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