quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A partir de segunda, usuário de SP poderá trocar de operadora sem mudar telefone

A portabilidade numérica, que permite ao consumidor trocar de operadora e manter o número do telefone, chega à Grande São Paulo na próxima segunda-feira (dia 2).

Com a inclusão da Grande São Paulo, o serviço fica disponível em todo o território nacional. Quem quiser trocar de prestadora de serviço deve procurar a operadora que vai receber o número.

O prazo máximo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a mudança ser efetivada é de cinco dias úteis. Durante o processo, o consumidor pode ficar até duas horas sem o serviço.

A portabilidade só vale dentro de um mesmo código de área e mesmo tipo de serviço. Não é possível, por exemplo, levar um número de São Paulo (código 11) para o Rio de Janeiro (código 21). Também não dá para transferir um número de celular para um telefone fixo.

Segundo José Moreira, presidente da ABR Telecom, empresa que conecta as operadoras e torna possível a portabilidade, São Paulo tem 17% dos usuários de telefonia do Brasil.

Os números da ABR Telecom mostram que, até 16 de fevereiro, 287.983 números haviam sido transferidos em todo o Brasil, dos quais 35% eram fixos e 65%, móveis.O Brasil tem 41,3 milhões de telefones fixos e 151,9 milhões de móveis.

A portabilidade começou a ser oferecida no País em 1º de setembro de 2008.

Fonte: G1

Nenhum comentário: