sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carros emitirão aviso automático em caso de acidentes

Quando um carro capota, sai da estrada, ou no caso de acidentes muito graves, os ocupantes geralmente não têm condições de pedir ajuda imediatamente. Desta forma, a menos que o acidente ocorra em uma região de tráfego mais intenso, são grandes as chances de que o socorro possa vir tarde demais.

Relato automático de acidentes

Felizmente, a solução para esse problema não é complicada e nem muito cara. Pesquisadores da Universidade do Sudeste da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de determinar a natureza do acidente e acionar imediatamente os serviços médicos de emergência ou de socorro da rodovia.

"A comunicação imediata é crucial durante os eventos em que há risco de morte, tais como incêndios, enchentes, explosões e em acidentes de automóveis, principalmente no caso de batidas e capotamentos," diz o engenheiro Debopam Acharya, que coordenou o desenvolvimento do sistema automática de relato de acidentes - SAVE.

Java embarcado

O sistema automático é baseado na linguagem Java e utiliza sensores comuns disponíveis no comércio, incluindo um inclinômetro para detectar capotamentos. Para garantir a integridade do sistema durante o acidente, os sensores comunicam-se com a unidade central de controle por meio de conexões sem fios.

O sistema SAVE pode monitorar a inclinação do veículo, a temperatura, o acionamento dos airbags e até a taxa de desaceleração. Ele possui também um GPS, por meio do qual a localização exata do acidente é enviada aos serviços de atendimento e socorro.

Os pesquisadores afirmam que seu sistema será particularmente útil nas motocicletas, que têm elevadas taxas de acidentes graves e nas quais o piloto frequentemente viaja sozinho e fica impossibilitado de pedir socorro em caso de acidentes.

Nenhum comentário: