Esse é o mesmo recurso que permite que CDs abram programas de instalação no momento em que você insere o disco no leitor de CDs do seu PC. Como o Autorun não está restrito a CDs, qualquer dispositivo que resulte em um novo “drive” em meu computador -- incluindo câmeras digitais e discos rígidos portáteis -- podem ser “infectados” com um Autorun malicioso.
Seguindo as dicas do Fernando Panissi, colunista do G1, você pode desativar o Autorun por completo. Isso significa que nenhum pen drive infectado poderá instalar uma praga digital em seu PC, a não ser que você execute manualmente o Autorun e/ou o programa infectado. Por outro lado, você também terá de executar programas de instalação de CD-ROMs manualmente.
Uma alternativa é segurar a tecla Shift enquanto conecta o dispositivo USB. Isso impedirá que o Autorun seja executado. Então você poderá abrir o pen drive pelo “Meu computador” e acessar seus arquivos sem problema, ou mesmo executar o antivírus para desinfectar o dispositivo. Note que, se você estiver com o Autorun desativado, segurar o Shift fará com que ele seja executado, então não use as duas dicas juntas.
Mas cuidado: você não deve dar dois cliques no ícone do pen drive! Isso pode fazer com que o Autorun seja executado e você será infectada. Em vez disso, selecione o drive pela barra de endereços no topo do Windows Explorer. Depois de acessar seus arquivos, você pode formatar o pen drive para limpá-lo de vez.
Fonte: Altieres Rohr
Nenhum comentário:
Postar um comentário