quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cientistas da Austrália criam mídia que grava o equivalente a 300 DVDs

Pesquisadores australianos desenvolveram um novo método de gravação de dados em discos capaz de armazenar 300 vezes mais do que a capacidade de um DVD atual, informa uma reportagem da BBC sobre o estudo publicado pela revista Nature.

O método descrito como gravação óptica em cinco dimensões (5-D) pode ser comercializado e é capaz de gravar 1.6 Terabyte de informações em uma mídia no formato de um DVD, explicam os pesquisadores da Swinburne University of Technology, responsáveis pelo projeto.

A técnica usa partículas de ouro, em escala nanométrica, como meio de gravação. O grupo de pesquisas informa ter explorado as propriedades particulares dos "nanotubos" de ouro pela manipulação de luz direcionada a eles. Com isso, o grupo informa ter adicionado de três dimensões sobre as duas já existentes nos atuais CDs e DVDs.

Os cientistas usaram as nanopartículas para gravar informações em uma extensão de onda de cores ampliada, no mesmo espaço físico do disco, o que representa um grande avanço em relação a um DVD, onde os dados são registrados em uma única faixa de cor com um laser. Além disso, usaram um método de polarização que permite a gravação de dados em diferentes ângulos da mídia.

A mídia para gravação "5-D" contém 10 camadas de gravação compostas de placas finas de vidro.

"O sistema óptico de gravação e leitura do 5-D é muito similar ao atual sistema do DVD" disse James Chon, co-autor da pesquisa. "Portanto, a produção do sistema compacto em escala industrial é possível."

Chon afirmou que o custo do material usado na nova mídia pode chegar a menos de 5 centavos de dólar.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: