O Indica é um site de recrutamento online com o objetivo de criar uma rede social de indicadores. As empresas postam as vagas em aberto. A plataforma do Indica seleciona quais indicadores têm o perfil mais aproximado àquela vaga aberta. Por exemplo: se a vaga for para gerente de TI, o próprio sistema do Indica vai alertar todos os usuários indicadores que trabalhem ou tenham experiência na área de TI e, por consequência, terão maior facilidade de indicar candidatos com o perfil desejado pela empresa.
Quando o indicador receber o alerta da vaga, ele indicará a vaga para os amigos ou colegas de trabalho que se encaixam nos requisitos. Caso a empresa contratante realmente se interesse por aquela pessoa e venha a contratá-la, o indicador recebe uma prêmio.
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Os bônus variam entre 300 reais e 2.500 reais para cada indicação que tenha resultado em contratação. Os valores variam conforme o nível da vaga - de analista junior a diretor, por exemplo, e são convertidos em vale-compras no Submarino.
”As principais empresas recrutadoras não usam a Web 2.0 da forma que poderiam. Os bancos de currículo são voltados à cobrança do candidato, enquanto as ferramentas todas usadas pelas empresas de recrutamento e seleção têm um custo muito alto. Usando uma rede social, temos a velocidade da internet com um custo menor para o cliente”, disse Dan Turkieniez, diretor executivo do Indica.
Turkieniez explica que o sistema de recompensa aos indicadores é apenas uma forma de alavancar o número de indicações possíveis, estimulando os usuários a avaliarem as pessoas que conhecem e com quem já trabalharam como possíveis candidatos. “Na sexta-feira (22/05) abrimos uma vaga na área de marketing e durante o final de semana, conseguimos 20 indicados com perfil para a vaga”, contou o executivo acrescentando que a recompensa também aumenta a velocidade das indicações.
A privacidade dos candidatos indicados é mantida até que a empresa decida entrar em contato pessoalmente. Até aí, o cliente só tem acesso a um mini-currículo do candidato, que inclui a formação e experiência.
O Indica foi lançado em versão beta em janeiro e está no ar em sua versão final desde março - desde então, o serviço possui mil usuários. O cadastro é gratuito tanto para quem indica como para quem se candidata. A empresa cliente, que deseja abrir a vaga na rede social, faz o pagamento do serviço de recrutamento ao Indica apenas quando decide entrar em contato com os candidatos indicados pela rede.
Diferentemente do LinkedIn, por exemplo, o Indica leva à empresa o candidato que esteja ou não dentro da rede, acrescenta Turkieniez. "O departamento de Recursos Humanos do cliente não precisa ler o perfil de cada usuário da rede para encontrar as pessoas. Nossa plataforma já faz o recrutamento baseado na relevância criada pela própria rede de indicadores, que estão interessados em levar os candidatos que têm realmente chance de ser contratados, completou Turkieniez.
Fonte: IDG Now!
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