quinta-feira, 28 de maio de 2009

Google Docs quer espaço do Office nas empresas

O Google começa a testar novas funções na plataforma de produtividade Google Docs, permitindo que empresas personalizem aplicações online e tarefas automáticas.

Os testes do novo Google Apps Script serão iniciados nas próximas semanas com 1.000 empresas selecionadas, informou a empresa norte-americana de buscas na quarta-feira (27/5), durante a conferência Google I/O para desenvolvedores. Os interessados em testar as funções podem se candidatar pela internet.

As aplicações serão testadas, inicialmente, no programa de planilhas eletrônicas Google Spreadsheets e depois estendidas a outros programas do Google Docs, informou o gerente de produtos do Google Docs, Jonathan Rochelle, em uma apresentação durante o evento.

O novo Google Apps Script, baseado em linguagem de programação Java Script, permitirá que organizações criem funções personalizadas em planilhas como traduzir métricas de polegadas para milímetros ou traduzir textos de diferentes idiomas. O sistema também integrará uma aplicação do Google Docs a outra, tornando possível enviar um e-mail diretamente do software de planilhas ou acessar o calendário da lista de endereços.

A empresa publicou um vídeo na internet com mais informações sobre o Apps Script em seu blog corporativo.

A ideia do Google é competir com o popular software Excel de planilhas da Microsoft, mas a inovação baseada em scripts também pode abrir caminho para ataques e outros problemas de segurança de dados. Neste sentido, a empresa trabalha para criar um sistema "a prova de balas" antes do lançamento para o público, disse Rochelle.

Durante o Google I/O, parceiros da empresa mostraram serviços de integração e ferramentas de desenvolvimento para aprimorar o Google Docs. A empresa LTech, por exemplo, lançou uma ferramenta para que os usuários baixem e façam backup de documentos do Docs - que são armazenados na web - em um disco local.

A Oracle também está prestes a lançar uma ferramenta de testes para que usuários da plataforma Siebel de relacionamento com clientes (CRM) importem e exportem dados do Google Docs.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: