segunda-feira, 25 de maio de 2009

Japão apresenta tela OLED que poderá ser base para TV "dobrável"

Pesquisadores da emissora de televisão pública japonesa NHK desenvolveram uma tela flexível de 5,8 polegadas com tecnologia OLED (diodo emissor orgânico de luz).

O display pode reproduzir imagens em movimento e em cores e é visto como o potencial para uma televisão portátil e leve que poderia ser desenrolada para assistir programas de TV em qualquer lugar e, depois, dobrada e guardada no bolso.

tela flex OLED_glog

O protótipo apresentado pela emissora de TV reproduz movimentos bons, mas algumas imagens têm pixels ou linhas ruins que se fixam em uma determinada cor - problema causado pela natureza flexível da tela.

O modelo de display flexível apresentado pela Sony durante o Consumer Electronics Show em janeiro deste ano também apresentava as mesmas imperfeições, apesar de ter uma resolução um pouco menor que a tela da NHK.

Os próximos passos dos desenvolvedores incluem melhorar brilho e contraste da tela, bem como aumentá-la para um tamanho próximo a 14 polegadas.

Telas OLED têm pixels que contém um material orgânico que emite sua própria luz. Logo, não é necessário luz de fundo, o que ajuda a tela a ser menor e reduz o consumo de energia.

A primeira tela OLED do mercado foi lançada pela Sony. Com 11 polegadas, a XEL-1 começou a ser vendida em dezembro de 2007 e, mesmo com mais de um ano de mercado, continua cara - custa o equivalente a 4.300 reais até hoje.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: