Isso agora poderá ser possível, graças ao desenvolvimento de um novo teste, criado por pesquisadores franceses. O teste detecta o mel 100% puro das versões impuras e do material totalmente adulterado.
Existem produtos, principalmente à base de xarope de milho, que são física e quimicamente quase idênticos ao mel puro. Até hoje não existia uma forma simples e rápida para distinguir entre esse material e o mel verdadeiro.
Cromatografia
A equipe do Dr. Bernard Herbreteau, da Universidade de Lion, desenvolveu um teste que utiliza um tipo especial de cromatografia para separar e identificar polissacarídeos - moléculas de açúcar muito complexas. A cromatografia cria uma espécie de "impressão digital" dessas moléculas.
Desta forma, o teste separa o mel verdadeiro do mel falsificado com base nas moléculas de açúcar que cada um contém, que são diferentes em cada um dos casos.
A precisão do teste foi suficiente para detectar uma amostra de mel verdadeiro na qual os pesquisadores adicionaram apenas 1% de xarope de milho.
A pesquisa foi publicada no exemplar deste mês do periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Fonte: Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário