sexta-feira, 29 de maio de 2009

Especialistas criticam atualização do Windows que interferia no Firefox

O pesquisador de segurança Chris Sullo, da fabricante de computadores HP, criticou na sexta-feira passada (22) o plug-in “ClickOnce”, instalado pela Microsoft no Firefox de forma silenciosa. O componente faz parte do framework .NET e, segundo o especialista, reduz a segurança do navegador web da Mozilla, ao permitir que softwares sejam instalados de forma automatizada.

O framework do .NET é necessário para a execução de aplicativos da plataforma de mesmo nome. É um componente quase obrigatório atualmente, e é instalado pelo Windows Update (atualizações automáticas). Além de permitir que os programas “ClickOnce” sejam executados sem a intervenção habitual do usuário, o plug-in ainda envia informações sobre a versão instalada do framework para todos os websites que o internauta visitar.

Sullo publicou um post em um blog de segurança da HP criticando a atitude da Microsoft. Para ele, a empresa não deveria instalar forçosamente uma extensão em um navegador concorrente e, em vez disso, deveria ter colocado o plug-in no site de complementos ("add-ons") da Mozilla, “como todo mundo”.

O especialista da HP cita um texto de fevereiro escrito por Brad Abrams, um blogueiro da Microsoft. Na época – quando a ação da Microsoft já estava causando polêmica – Abrams publicou instruções complicadas de desinstalação, porque não era possível remover o plug-in por meio do próprio Firefox. No início deste mês, a Microsoft disponibilizou uma atualização que deve permitir uma remoção facilitada do componente.

Mas o pesquisador de segurança da nCircle Tyler Reguly foi ainda mais longe em suas críticas. “Eu não sei se horrificado é uma palavra forte o suficiente para expressar como isso me faz sentir. Chocado, enojado... desculpem-me se eu alguma vez defendi a Microsoft no passado... essas são algumas coisas que vêm à mente. Não apenas eles reduziram a segurança do Firefox, eles destruíram minha confiança neles”, escreveu Reguly, que ficou sabendo do incidente após ler o post de Sullo.

O Microsoft .NET Framework Assistant pode ser desativado ou configurado no Firefox no menu Ferramentas > Complementos.

Nenhum comentário: