sábado, 30 de maio de 2009

Regras básicas para quem deseja fazer retratos de pessoas

Em fotografia, pessoas são um dos motivos mais comuns. Porém, poucas imagens conseguem compor um bom retrato. E esta composição vai desde a escolha do melhor plano de enquadramento até a criatividade de sair do senso comum e fazer retratos menos conservadores.


Planos
Para começar é importante conhecer os tipos de planos mais comuns para retratos. O Plano Geral (PG) é talvez mais utilizado em fotos de eventos, como festas e casamentos. Isso porque sua composição toma como base a pessoa fotografada de corpo inteiro, da cabeça aos pés.


Leia também:
>> Silhueta: veja como dar um ar dramático às suas fotos
>> Fotografia: regras básicas para uma boa composição de imagem
>> 12 downloads para lidar com suas imagens digitais
>> Como fazer fotos panorâmicas
>> Câmera digital compacta: como escolher a sua
>> Use o Photoshop para corrigir problemas comuns nas fotos


O Plano Americano (PA), também conhecido como Três Quartos, é mais apropriado para fotografias com mais de uma pessoa. Ele enquadra o retratado a partir da altura da coxa ou joelhos.


planos_planomedio.jpg

Exemplo de retrato em Plano Americano


No Plano Médio (PM) a pessoa fotografada é captada da cintura para cima e é um dos planos mais usados em fotos de revista (a TV utiliza esse plano quando mostra entrevistados).


Um dos enquadramentos mais utilizados em retrato, o Primeiro Plano (PP) é amplamente utilizado em retratos de moda e beleza, pois enquadra a partir dos ombros, o que traz mais intimidade com o fotografado.


planos_primeiroplano.jpg

Exemplo de retrato em Primeiro Plano


E por fim o Primeiríssimo Plano, ou mais conhecido como Close-up. Este provavelmente é um dos planos mais usados por fotógrafos amadores quando compõe um retrato. Como enquadra apenas a região da face é importante tomar cuidado com alguns ajustes.


planos_primeirissimoplano.jpg

Exemplo de retrato Close-up


Composição
Depois de entender como escolher o melhor enquadramento para suas fotos, vale agora escolher a composição final do retrato. Lógico que você não deve se prender literalmente a esses passos.


Um retrato não precisa ser necessariamente como está aqui e você é livre para criar uma fotografia como bem entender. Essas dicas servem para auxiliar na composição da imagem.


Em primeiro lugar e independentemente de como for fotografar, lembre-se que o foco deve estar centralizado nos olhos da pessoa. O olhar é o elemento que mais chama a atenção no retrato, principalmente nos planos de enquadramento mais próximos, com profundidade de campo é reduzida.


Se o objetivo, porém, for destacar outro elemento no retrato, logicamente o foco deverá recair nele.


planos_criancas_2.jpg


Como o objeto central de sua foto é o retratado, então vale se atentar ao fundo da imagem. Trabalhe com fundos simples e uniformes e sem cores chamativas, para não distrair a atenção de quem vê a foto.


Uma tendência natural é colocar o retratado no centro da fotografia. Vale apensa usar a regra dos terços e mudar a posição da sua foto. O resultado por ser surpreendente.


BoasFotos_aves
Exemplo clássico da aplicação da regra dos terços


Procure chegar o mais próximo possível do personagem retratado e só então escolher o plano de enquadramento que vai utilizar. Essa dica só não deve ser usada quando se está fotografando com uma lente grande angular. Neste caso, quanto mais próximo do objeto, mais distorcida a imagem ficará (em alguns casos, pode resultar em um efeito interessante).


Evite também usar uma iluminação direta na pessoa retratada. Este tipo de luz pode acentuar a expressão natural do rosto e o resultado nem sempre é bom.


Essas são regras básicas que podem orientar que gosta de fazer retratos. Mas o melhor a fazer é fotografar muito, experimentar variações e enquadramentos diferentes. Só a combinação de técnica com muita prática é que vão lhe mostrar como obter o melhor resultado.


Fonte PC World

Nenhum comentário: