quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pesquisadores criam lente que transforma celular em microscópio

Pesquisadores de bioengenharia da Universidade de Berkeley desenvolveram um dispositivo que, acoplado à lente do telefone celular, transforma a câmera do aparelho em um microscópio de baixo custo.

Chamado de CellScope, o projeto permitirá que funcionários da saúde em áreas remotas ou em países em desenvolvimento tirem fotografias em alta resolução das células do sangue do paciente, por exemplo, usando a câmera do celular, afirma o grupo.

Ainda um protótipo, o módulo traz lentes que aumentam a resolução das imagens capturadas pelo sensor fotográfico do celular e acompanha uma lanterna, que melhora a captura.

Em testes do laboratório de bioengenharia, aparelhos com o módulo foram capazes de apontarem indícios de malária e tuberculose com qualidade próxima à dos microscópios convencionais.

Segundo a equipe responsável pelo CellScope, a versão final do equipamento terá lentes de diferentes tamanhos, embora o módulo não deva ter mais que alguns centímetros e meio quilo.

Em 2010, a equipe do CellScope realizará testes de campo com os aparelhos acoplados a celulares para pacientes com tuberculose. Ainda não há estimativa oficial para que o aparelho chegue ao mercado.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: