sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Missão simulada a Marte está selecionando voluntários

Em meados de 2010, uma tripulação internacional com seis membros dará início a uma simulação de uma viagem a Marte.

Serão, no total, 520 dias. Suficientes para incluir o percurso de ida e volta e um mês de exploração na superfície do planeta cuja distância da Terra varia entre cerca de 55 milhões e 400 milhões de quilômetros, dependendo das posições dos dois em suas órbitas.

Marte 500

A missão é a segunda parte do programa Marte500, conduzido pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Instituto de Problemas Biomédicos da Rússia, e dá sequência a outra que durou 105 dias, realizada no mesmo local e terminada em julho.

O objetivo é que o grupo permaneça esse tempo em uma instalação selada em um local próximo a Moscou, na Rússia, de modo a investigar aspectos físicos e psicológicos envolvidos em uma missão de longa duração ao espaço.

Exploração de Marte

Após a "viagem" de ida, com duração de 250 dias, a tripulação iniciará a fase de exploração da superfície marciana.

Nesse período, metade dos integrantes deixará a "nave" e passará para um módulo que simulará as condições encontradas no planeta, como uma pressão superficial de menos de 1% da terrestre e atmosfera com 95% de dióxido de carbono.

Candidatos

A ESA está atualmente aceitando inscrições para candidatos que desejem participar da missão simulada.

Os candidatos devem ter entre 20 e 50 anos, boa saúde, menos de 1,85 metro de altura e fluência em inglês ou russo. Devem ter formação e experiência profissional em medicina, biologia ou engenharia de sistemas, de computação, eletrônica ou mecânica.

O período de inscrição termina em 5 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.esa.int/callmars500.

Nenhum comentário: