quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mozilla corrige 16 falhas de segurança ao divulgar Firefox 3.5.4

A Mozilla corrigiu nesta quarta-feira (28/10) 16 vulnerabilidades no Firefox ao lançar a versão 3.5.4 do navegador, sendo que 11 foram consideradas críticas, o nível mais perigoso na escala da organização.

Segundo a Mozilla, as 11 falhas críticas estavam em componentes como os sistemas para renderização de HTML e JavaScript e bibliotecas de mídia para desenvolvedores.

Sob determinas circunstâncias, as brechas poderiam ser exploradas para que códigos maliciosos fossem rodados remotamente no micro da vítima, de acordo com o grupo.

Três outras vulnerabilidades foram consideradas moderadas, segunda classificação mais severa no ranking da Mozilla, e duas foram consideradas de "baixo" risco, o nível menos perigoso.

As atualizações foram divulgadas um dia antes de a Mozilla lançar a primeira versão de testes do Firefox 3.6, atualização do navegador que deverá ser oficializada ainda em 2009 após sofrer atrasos.

Segundo declarações anteriores da Mozilla, o Firefox 3.6 será a primeira de duas atualizações "menores" que o grupo pretende divulgar até a segunda metade de 2010.

Uma atualização "menor" significa que as novidades do software se concentração mais em melhorias de desempenho que em novas ferramentas.

O diretor do Firefox na Mozilla, Mike Beltzner, escreveu à comunidade em 15 de outubro explicando que "o Firefox 3.6 será primordialmente uma divulgação com melhorias em segurança, estabilidade, rapidez e desempenho, sem qualquer mudança visível na interface em relação ao Firefox 3.5".

Dados da consultoria Net Applications apontam que o Firefox atingiu 23,7% do mercado de navegadores em setembro, crescimento de 4,7 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2008.

O Firefox 3.5.4, assim como o Firefox 3.0.15, divulgado simultaneamente, estará disponível para os sistemas Windows, Mac OS e Linux no site da Mozilla.

Quem já usa o Firefox poderá consultar a ferramenta de atualizações do navegador ou esperar 48 horas para que o browser avise automaticamente sobre sua nova versão.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: