sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mil carros inteligentes começarão a ser testados na Europa

Um grupo de 28 organizações europeias vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas.

Todos os sistemas avaliados já estão em um nível de desenvolvimento que permite sua incorporação imediata em veículos de linha.

Serão testados, entre outros, sistemas de controle lateral e longitudinal, sistemas que emitem alertas para o motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais.

Sistemas de bordo avançados, como o CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas), "consultores" de eficiência de combustível e a interação homem-máquina dos sistemas de navegação também serão testados.

Benefícios na prática

Começando no início de 2010, nada menos do que 1.000 veículos de várias marcas europeias, equipados com os diversos sistemas inteligentes, serão testados em um período de um ano.

Esses veículos inteligentes permitirão a coleta de dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses sistemas têm de fato sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.

Será que vale a pena?

"Este será o primeiro teste operacional em grande escala desse tipo já feito, e o primeiro a incluir várias marcas de automóveis," afirmou Aria Etemad, coordenadora do Projeto EuroFOT (European Field Operational Test: teste operacional de campo europeu), durante o anúncio da campanha de testes.

O objetivo do projeto EuroFOT é fornecer indicações baseadas em dados científicos sobre os benefícios reais desses sistemas inteligentes que estão aos poucos sendo inseridos nos carros por vários fabricantes.

Os resultados dos testes de campo deverão contribuir para embasar melhor as decisões tanto dos fabricantes quanto dos compradores de automóveis, que poderão avaliar se vale a pena pagar mais por esses assistentes.

Novas tecnologias automotivas

Veja a lista de todas as tecnologias que serão avaliadas durante o EuroFOT:

ACC - Adaptive Cruise Control
O Controle Adaptativo de Cruzeiro utiliza sensores para monitorar continuamente a distância de outros veículos, ajustando a velocidade para garantir que o veículo não se aproxime demasiadamente do veículo à frente. O condutor aciona o controle de cruzeiro definindo a velocidade máxima desejada e selecionando a distância a ser mantida em relação aos veículos à frente.

FCW - Forward Collision Warning
O Alerta de Colisão ajudará a evitar as colisões traseiras ou minimizar os efeitos destes tipos de colisões. Um radar monitora continuamente a área à frente do veículo. Se o carro se aproximar demasiadamente de outro veículo, o motorista é alertado através de sinais sonoros e visuais. Se o risco de uma colisão aumentar apesar dos avisos, os freios são acionados levemente para aumentar a eficiência da frenagem pelo motorista. Quando uma colisão é iminente e o motorista não mostrar reação, o carro automaticamente usa os freios para reduzir o impacto do acidente.

SRS - Speed Regulation System
O Sistema de Controle de Velocidade tem como objetivo manter o automóvel em uma velocidade constante, selecionada pelo motorista.

BLIS - Blind Spot Information System
O Sistema de Monitoramento do Ponto Cego usa pequenas câmeras em cada espelho lateral para detectar quando um carro ou moto entrou no ponto cego do motorista. Uma luz de aviso indica que um outro veículo se encontra nessa posição. O sistema é capaz de reconhecer e ignorar a própria sombra do carro e também funciona à noite.

LDW - Lane Departure Warning
O Alerta de Mudança de Faixa ajuda o motorista a manter sua posição numa determinada faixa da estrada ou rua, emitindo alertas se o veículo cruzar as faixas da pista de forma não-intencional. O acionamento da seta desativa automaticamente o aviso, que só é emitido acima de uma determinada velocidade.

CSW - Curve Speed Warning
O Alerta de Velocidade nas Curvas foi desenvolvido para ajudar os motoristas a identificar situações potencialmente perigosas quando se entra em uma curva na estrada com velocidade excessiva, alertando o motorista com uma antecedência suficiente para permitir-lhe reagir adequadamente. A velocidade recomendada é calculada a partir de mapas da estrada em conjunto com fatores como as condições do tempo e o atrito das rodas contra o asfalto.

Safe HMI - Human-Machine Interaction
É um conjunto de tecnologias que visa facilitar o acesso das informações do veículo, podendo incluir displays transparentes instalados no para-brisas, semelhantes aos usados em aviões, até câmeras montadas em óculos, além da revisão dos métodos de apresentação das informações em telas e outros mostradores e comunicações por voz.

FEA - Fuel Efficiency Advisor
O Consultor de Eficiência de Combustível monitora a forma de dirigir do motorista, informando os melhores momentos para a troca de marcas e níveis de aceleração, além de alertar para as revisões, trocas de óleo etc.

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