Fabricantes de processadores estão aumentando cada vez mais o número de núcleos para elevar o desempenho. A maioria dos chips atuais de arquitetura x86 conta com quatro ou seis núcleos. Processadores gráficos podem ter centenas de núcleos para executar aplicações de alto desempenho.
O processador de 100 núcleos da Tilera, o Gx100, consume 55 watts com desempenho máximo, segundo Agarwal. Já o processador de 16 núcleos consumirá apenas 5 watts. Os processadores x86 da empresa levam vantagem no quesito desempenho por watt, mas há muita insegurança, uma vez que os processadores ainda não foram estabelecidos, segundo o analista principal da Forward Concepts, Will Strauss.
“Não acredito que uma pessoa pense em comprar um computador com um processador Tilera”, disse Strauss. "A Intel domina o mercado, e mesmo que a Tilera oferecesse algo comparável à Intel, ainda levaria anos para alcançá-la."
Como um começo, a Tilera privilegia aplicações específicas que possuem melhor desempenho em número elevado de núcleos. Já foram incorporadas à arquitetura softwares de servidores em código aberto, como o servidor Apache Web, banco de dados MySQL e o programa de cache Memchaced.
Segundo Strauss, a estratégia é investir em mercados lucrativos nos quais a capacidade de processamento paralelo rende rapidamente. A empresa poderia ampliar além do espaço da web e chegar a mercados em que processadores de baixo consumo são necessários.
Além dos núcleos múltiplos, os novos processadores Tilera incluem várias atualizações. Os chips são mais rápidos, chegando a até 1,5GHz com suporte a processamento de 64 bits, além da arquitetura de 40-nanometros. O preço varia de 400 a 1000 dólares.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário