sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Projetor holográfico cria painel virtual no retrovisor do carro

Alguns carros de luxo já possuem projetores que mostram informações diretamente no parabrisas, aumentando a segurança do motorista, que não precisa desviar o olhar da estrada para checar as informações no painel.

Agora, engenheiros ingleses desenvolveram um projetor a laser ultraminiaturizado que permitirá que informações sejam mostradas em espaços ainda menores, como nos retrovisores.

O protótipo, demonstrado em um simpósio realizado na semana passada nos Estados Unidos (Vehicles and Photons 2009 Symposium), projeta uma imagem sobre o retrovisor lateral de um carro dando a impressão de que a imagem está a uma distância de 2,5 metros de distância. Os símbolos ficam superpostos à imagem vista naturalmente pelo espelho.

Projetor holográfico

Enquanto o projetor usado na série 5 dos carros da marca BMW são enormes, o que inviabiliza seu uso em carros menores, a miniaturização do novo projetor permite que as imagens sejam mostradas em virtualmente qualquer ponto de um veículo.

O avanço foi possível graças a uma técnica a laser chamada projeção holográfica - o termo holográfico não se refere a uma projeção tridimensional ou a uma imagem holográfica, mas à técnica utilizada para projetar uma imagem 2D comum.

Segundo a empresa Light Blue Optics, responsável pelo desenvolvimento do novo mini projetor, a projeção holográfica utiliza padrões de interferência na luz para construir a imagem. O holograma é na verdade o padrão de difração, que é iluminado pelos feixes de laser para criar a imagem.

Autofoco

O sistema utiliza cristais líquidos sobre silício (LCOS), a mesma tecnologia reflectiva utilizada nas TVs de projeção. Os feixes de laser vermelho, verde e azul são modulados pelos cristais líquidos reflexivos para formar a imagem completa.

O uso do laser garante melhor visibilidade da imagem, melhor resolução e maior brilho. Mais importante, porém, é que o foco da imagem é mantido qualquer que seja a distância de visualização.

Segundo a empresa, os projetores holográficos também se adaptam para uso no parabrisas e no vidro traseiro do carro.

Nenhum comentário: