terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Com virtualização, universidade melhora desempenho e reduz custos

A Universidade Regional de Joinville (Univille), instituição de 13 mil alunos com dois campi e uma unidade em Santa Catarina, lançou mão da virtualização de servidores para resolver um de seus grandes problemas relacionados à tecnologia: a sobrecarga nos servidores.

A instituição cresceu muito por meio de aquisições, o que aumentou bastante a demanda dos seus sistemas de gestão. A carga de trabalho começou a ocupar 70% dos servidores em média - percentual muito alto para um sistema que precisa estar sempre disponível. Para piorar, não havia redundância para a infraestrutura.



O gargalo nos servidores provocava queda de desempenho, afetando diretamente o atendimento ao aluno. Além disso, o backup era quase todo manual, com uma estrutura que não estava à altura do porte da universidade. “O custo para fazer a atualização da infraestrutura seria muito alto. Após estudos, identificamos que a melhor maneira de mudar seria renovar os servidores com a implantação de virtualização”, afirma o analista de sistemas sênior da Univille, Rodrigo Ramos Deronel.


>> Conheça detalhes do projeto na Computerworld.


Fonte: PC World

Nenhum comentário: