segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Para conhecer os Patrimônios Mundiais da Unesco, vá de Google Street View

O Google a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se uniram para levar ao Google Street View diversos locais que foram declarados Patrimônio Mundial.

Como resultado da parceria, os internautas poderão conhecer, sem sair de casa, 19 das 890 propriedades registradas como Patrimônio Mundial, em países como Espanha, França, Itália, Holanda, República Checa e Reino Unido.

No início de novembro, o Google já tinha anunciado a digitalização de outros roteiros de interesse turístico, como o Caminho de Santiago. A empresa também abriu espaço em seu site para sugestões de usuários, que podem indicar locais de interesse que gostariam de visitar com o Street View.

Visão esférica
O Street View oferece uma visão esférica quase panorâmica (360º na horizontal e 290º na vertical), tiradas por câmeras instaladas em veículos. Depois de capturadas, as imagens são descarregadas nos arquivos de satélite do Google Maps.

Quando os carros especiais que carregam o equipamento não alcançam os locais, são usados triciclos. Todo o processo – da captura até a visualização final – poderá levar alguns meses.

Numa próxima fase, por sugestão da Unesco, o Google vai estender a captura de imagens a outros locais. A prioridade são as propriedades com acesso mais difícil, que serão fotografadas com a permissão dos administradores.

A partir daí, elas poderão ser apreciadas por milhões de pessoas que não têm a oportunidade de visitá-las. A lista de países que terão patrimônios digitalizados inclui Africa do Sul, Brasil, Canadá, México e Holanda.

As organizações também pretendem trabalhar em conjunto para oferecer acesso online, via Google Maps, YouTube e Google Earth para mapas, textos e vídeos relacionados à Reserva Biosfera da Unesco.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: