segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Novo serviço do Google cria alternativas de conexão a sites

O Google está expandindo sua atuação na internet com um novo serviço de resolução DNS. O Google Public DNS, anunciado na quinta-feira (3/12) no blog oficial da empresa, oferecerá aos internautas modos alternativos de se conectar a websites.

Assim como no lançamento da maior parte dos serviços do Google, as pessoas fazem perguntas sobre quais dados serão coletados e como eles serão usados. Temos algumas respostas, direto da fonte.

Google Public DNS: Uma introdução
Primeiramente, uma breve descrição do que o serviço é: o sistema de nome de domínio (DNS) é o que encontra e redireciona o usuário para o site quando um endereço URL é digitado no navegador. Quando você digita pcworld.com.br, esse sistema traduz o nome para o endereço numérico dos servidores da PC World e a página é carregada.

Para a maior parte dos usuários, esse processo é feito automaticamente por meio de um provedor de internet; não é algo que recebe muita atenção. Mas há a opção de usar um serviço de resolução DNS terceirizado. É aí que entra o Google Public DNS.

A vantagem de usar um sistema como o do Google é que ele pode ser mais rápido, eficiente e seguro do que os meios tradicionais. Companhias como a OpenDNS já oferecem esse recurso.

Conforme lembra o fundador da OpenDNS, David Ulevitch, o Google Public DNS não oferecerá a função de filtrar o conteúdo e personalizar a experiência, recursos que os serviços pagos oferecem.

Google Public DNS e a sua privacidade
A questão mais importante em relação ao serviço é a privacidade. Confira abaixo uma lista dos dados que são ou não coletados pelo sistema:

  • Seu endereço IP: sim, mas apenas temporário. Esses dados, segundo o Google, nunca são armazenados por mais de 48 horas e são coletados apenas para identificar problemas técnicos e ajudar na proteção contra ataques.
  • Seu nome e outras informações pessoais: não. O Google garante que esse tipo de dado nunca é coletado.
  • Sua localização: sim. A empresa afirma que armazena permanentemente a informação sobre a localização do usuário, a nível métrico, para analisar e aprimorar a experiência do Google Public DNS. A maior parte dessas informações são mantidas por duas semanas, mas uma pequena parcela é retirada como amostra para armazenamento permanente. A companhia garante que não relaciona os dados de localização com outros dados coletados durante o acesso de um usuário.
  • Os websites visitados: sim. O Google ressalta que também não armazena esses dados com informações que possam identificar quem acessou o site.
  • Detalhes técnicos: sim. O Google Public DNS registra permanentemente itens técnicos como o tipo de requisição, protocolo de transporte e o tempo que o sistema leva parar completar o pedido. A lista com todos os detalhes podem ser encontradas na página oficial das políticas de privacidade "Public DNS Privacy Policy".

De acordo com a empresa, as informações coletadas nunca são relacionadas à conta do usuário no Google, relacionadas como parte do perfil em nenhum serviço do Google, nem compartilhadas com terceiros.

Google Public DNS e publicidade
Até agora, nada indica que o Google colocará propagandas no serviço. Normalmente, nos serviços de resolução de DNS, a publicidade aparece quando os usuários tentam acessar um site que não pode ser encontrado: uma página de erro personalizada é exibida, com banners ou textos de patrocinadores. Na área de perguntas e respostas do serviço, o Google afirmou que exibirá apenas uma página de erro.

Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas. Ulevitch acredita que, de alguma forma, a empresa poderá explorar o serviço na forma de publicidade.

“Temos que lembrar que eles também são a maior empresa de propaganda e redirecionamento da internet. Pensar que um serviço de DNS do Google foi criado apenas para benefíciar a internet seria inocência. Eles sabem que há valor ao controlar mais da sua experiência online, e acredito que vão explorar isso ao máximo”, afirmou Ulevitch.

Fonte: IDG Now!

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