quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prefeitura de SP se inspira em mashup para reformular site de reclamações

A Prefeitura de São Paulo convocou o programador Bruno Barreto, responsável pelo mashup SACSP, para ajudar na reformulação do sistema municipal de registro de reclamações feitas por paulistanos.

Responsável pela reformulação do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) municipal, a Secretaria de Gestão, Modernização e Desburocratização chamou Barreto para ouvir suas experiências na criação do mashup.

Segundo ele, a Prefeitura lhe prometeu um contrato que oficialize prestação de serviço a partir de janeiro para que ajude não apenas na reformulação do SAC online, mas também em outros sistemas municipais.

O SACSP foi lançado no final de novembro agregando reclamações feitas por paulistanos à Prefeitura em diferentes categorias, como órgãos municipais ou regiões da cidade mais populares, e mapeando os registros em um mapa.

Como a Prefeitura não oferece uma fonte estruturada de dados, algo que facilitaria a criação do mashup, Bruno criou um sistema automatizado para colher informações diretamente do site municipal.

Segundo o responsável pela reformulação na secretaria, Ricardo Vergueiro, a mudança no SAC online está prevista no novo sistema feito em conjunto com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam).

O novo sistema é parte de um plano maior, que inclui um posto físico central de atendimento a reclamações, nos moldes do Poupatempo.

Como o SACSP "veio ao encontro do que já estávamos fazendo", Vergueiro afirma que a troca de experiências com Barreto deve apressar a reformulação do sistema junto à Prodam.

Barreto será o ponto de contato entre a Prefeitura e a comunidade de programadores para que apresente sugestões de que dados o SAC pode oferecer e em quais formatos para facilitar o acesso do cidadão.

Ainda que faça elogios rasgados ao serviço de Barreto ("a exposição dos dados é impressionante", diz), Vergueiro afirma que não existe o plano da Prefeitura oferecer um banco de dados estruturado, o que facilitaria a criação de mashups como o SACSP.

"Existe a intenção no longo prazo (de oferecer API) e nos tornarmos mais transparentes. O objetivo de curto prazo é fazer em 2010 um sistema novo que tenha base mais consistente e segura", diz Vergueiro. A previsão é que a reformulação vá ao ar no primeiro semestre do ano que vem.

Do lado do SACSP, Barreto afirma que os contatos com a Prefeitura serviram para que informações sigilosas sobre quem cria a solicitação, como número de registro e endereço completo, fossem editadas ou removidas.

Ainda que a Prefeitura não tenha planos, Barreto planeja divulgar a API do SACSP, oferecendo as informações que colhe de forma automatizada, até sexta-feira (11/12).

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: