Na terça-feira (30/3), algumas pessoas na China relatavam que não conseguiam realizar buscas no Google mesmo quando acessavam a página Google.com.hk, para a qual a empresa redireciona os usuários da China.
Alguns observadores pensam que o governo chinês começou a bloquear o site, mas o Google disse que o problema ocorreu devido a uma mudança feita nos servidores da empresa.
“Nas últimas horas ‘gs_rfai’ começou a aparecer nos endereços de busca do Google globalmente como parte de um parâmetro que envia informações sobre as pesquisas para o portal, para que possamos retornar os melhores resultados”, disse a empresa na terça-feira. “O problema é que o parâmetro contém as letras ‘rfa’, que o Grande Firewall da China relaciona com a Radio Free Asia, um serviço indisponível no país há muito tempo, causando o bloqueio”, disse o Google.
Porém, no mesmo dia o portal mudou o discurso. “O que aconteceu hoje, que bloqueou o Google.com.hk, pode ser sido resultado de alguma alteração no Grande Firewall”, explicou a empresa.
Ainda assim, por algum motivo, as buscas voltaram ao normal na China sem nenhuma modificação do Google. “Continuaremos monitorando para saber o que aconteceu, mas por enquanto parece que a questão foi resolvida”, disse a empresa.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário