segunda-feira, 22 de março de 2010

Segunda etapa de vacinação deve imunizar 20 milhões contra nova gripe

Começou, nesta segunda-feira (22), a segunda fase da vacinação contra a nova gripe. Grávidas, crianças de 6 meses a 2 anos e pessoas com doenças crônicas devem ser imunizadas nas próximas duas semanas.

Veja o site do Jornal Hoje

Nesta segunda fase, mais de 20 milhões de pessoas deverão ser imunizadas em todo o país. Só no estado do Rio de Janeiro, a meta é vacinar mais de 1,3 milhão de pessoas. Neste ano, o Rio não teve nenhum caso de gripe suína confirmado.

No Pará, a Secretaria Estadual de Saúde registrou, de janeiro a março, 17 mortes. Sete vítimas eram grávidas. As futuras mamães fazem parte do grupo que tem maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Os médicos afirmam que ninguém precisa ter dúvidas quanto à eficácia da vacina, que foi testada e usada em outros países antes de ser aplicada no Brasil. Noventa e cinco por cento dos resultados foram positivos. E não há registro de efeitos colaterais graves.

"A vacina é segura. Como qualquer outra vacina, pode dar reações leves e passageiras. Todos os que estão nos grupos de prioridade devem se vacinar", diz a médica Isabela Ballalai.

Nesta segunda fase, as crianças entre 6 meses e 2 anos estão tomando metade da dose. Devem voltar aos postos daqui a 30 dias pra tomar o restante da dose.

Confira perguntas e respostas sobre a vacinação:

Pergunta: Eu acabei de tomar a vacina. Meu bebê já vai nascer imune?
Resposta: Provavelmente não, mas é super importante tomar a vacina porque você estará protegendo a gravidez e protegendo, com isso, o bebê. Durante os primeiros 6 meses de vida, quando ele ainda não pode ser vacinado, seu bebê estará protegido através da sua vacinação.

Pergunta: Eu queria saber se a vacina tem alguma contraindicação.
Resposta: São duas: quem teve choque anafilático por ovo de galinha ou mercúrio não pode tomar a vacina, são motivos pra adiar. Febre é motivo para deixar a dose pra um pouco depois, quando tiver sem febre.

Pergunta: Quais são as reações que as crianças podem ter? Em quanto tempo essa reação pode se manifestar?"
Resposta: Dor local, uma febre geralmente baixa e uma molezinha nas primeiras 24 ou 48 horas.

* As respostas foram dadas pela médica Isabela Ballalai.

Fonte: G1

Nenhum comentário: