quarta-feira, 24 de março de 2010

Minilaboratório acaba com espera por resultados de exames

"Agora precisamos apenas esperar pelos resultados dos exames."

Esta frase é bem familiar a todos que já consultaram um médico. De fato, a maior parte das doenças pode ser diagnosticada com maior segurança com o auxílio dos exames de laboratório.

Mas também é um fato que, principalmente nos casos mais graves, a espera pelos resultados dos exames representa a perda de um tempo irrecuperável, que poderia estar sendo dedicado ao tratamento.

Laboratório clínico em miniatura

A grande esperança para acabar com essa perda de tempo está nos biochips, laboratórios clínicos super miniaturizados, nos quais os exames laboratoriais são feitos em um aparelho minúsculo, semelhante aos chips de computador.

Como são minúsculos e exigem não mais do que uma gota de fluido corporal como amostra, o exame pode ser feito no próprio consultório do médico, mostrando seus resultados em poucos segundos, diretamente na tela do computador.

Chip modular

Agora, engenheiros alemães acabam de apresentar um biochip que está pronto para sair dos laboratórios de pesquisa e chegar ao mercado.

O minilaboratório, resultado de uma colaboração entre sete institutos de pesquisas da Alemanha, é uma plataforma modular, podendo ser configurada para realizar diversos tipos de bioanálises de amostras de sangue ou saliva.

"Graças ao projeto modular, nosso biochip pode ser utilizado para qualquer tipo de análise biológica," afirma a Dra Eva Ehrentreich-Förster, do Instituto Fraunhofer.

Exame de DNA

O minilaboratório possui um slot onde pode ser inserido um cartucho plástico descartável. Os cartuchos podem ser fabricados com diversos tipos de sensores, cada um adequado a um tipo diferente de exame.

Para fazer o exame laboratorial no próprio consultório, o médico somente precisa colocar uma gota do sangue ou da saliva do paciente - ou de outro líquido corporal, dependendo do sensor - no interior do cartucho. O biochip então faz o exame automaticamente.

"Nós otimizamos as análises de forma que até 500 reações de teste podem ser feitas paralelamente de uma única vez," explica a Dra Eva. Com isto, mesmo no caso dos exames laboratoriais mais complexos, o médico pode obter o resultado em cerca de 30 minutos.

Um módulo adicional, que pode ser colocado na base do cartucho descartável permite fazer análises de DNA das amostras.

Exames de consultório

Segundo os pesquisadores, além dos "exames de consultório", o novo biochip poderá ser utilizado em outras aplicações, como na análise de alimentos e na realização de exames antidoping.

O novo minilaboratório será apresentado oficialmente em uma feira que será realizada na Alemanha entre os dias 23 e 26 de Março, quando os pesquisadores esperam encontrar um parceiro industrial para começar a fabricar o biochip em escala comercial.

Nenhum comentário: