segunda-feira, 28 de março de 2011

Comissão Européia pede que funcionários troquem de senha após cibertaque

A Comissão Européia, incluindo seu corpo diplomático, sofreu um "enorme cibertaque", conforme definiram autoridades do órgão.

O ataque foi detectado pela primeira vez na terça (22), e fontes da Comissão disseram que foi "sustentado e direcionado".

O acesso externo para os e-mails e a intranet da Comissão foi suspenso e os funcionários foram instruídos a alterar suas senhas a fim de evitar a "divulgação de informações não autorizadas", segundo um memorando interno. Equipes da Comissão e o pessoal executivo da União Européia também foram instruídos a enviar informações "sensíveis" apenas via e-mail seguro.

O evento aconteceu dias antes da cúpula do Conselho Europeu, que acontece nesta quinta (24) e sexta. A cúpula reúne os líderes dos Estados membros da UE, e discutirá decisões cruciais sobre a estratégia econômica, a guerra na Líbia e na futura estrutura da UE.

Isso levou à especulação inicial de que a origem dos ataques pode ser a Líbia, mas a Comissão foi rápida em negar isso. O ataque é considerado semelhante ao sofrido pelo governo francês à véspera da cúpula do G20, em fevereiro de 2010.

O ataque envolveu distribuição de malware e e-mails direcionados. Alguns dos dados roubados foram encaminhados para servidores na China.

O porta-voz da administração da Comissão, Gravili Antony, disse que os funcionários não especularão sobre a origem dos ataques. Ele, no entanto, confirma que os atacantes tiveram como alvo informações de alguns funcionários da Comissão, em especial no Serviço de Ação Externa, seção responsável pela diplomacia externa.

"Estamos tomando medidas urgentes para combater esta situação. Um inquérito foi iniciado", disse Gravili.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: