segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ataque global de injeção SQL afeta usuários no Brasil

Mais de 50 mil páginas web foram alvo de um ataque de injeção SQL, batizado de Lizamoon, que redireciona usuários para sites suspeitos, aponta levantamento da empresa de segurança Websense.

No ranking elaborado pela empresa, o Brasil desponta como o terceiro em número de usuários redirecionados para esses sites (7,92% do total). O país com mais usuários afetados são os Estados Unidos (47,2%), seguido pela Itália (8,89%).

A Websense tem rastreado o ataque desde as primeiras ocorrências, na terça-feira (29/3). O ataque explora uma falha de segurança e permite a hackers inserir um link para seus sites na URL.

Dessa forma, os visitantes são redirecionados ao site do hacker, que oferece software antivírus falso e alerta que, como o PC do usuário está infectado por malware, devem baixar o programa para removê-lo.

SQL Server

A Websense deu ao ataque o nome Lizamoon com base no primeiro domínio suspeito identificado na terça-feira. A empresa de segurança também acredita que os sites com Microsoft SQL Server 2003 e 2005 são os únicos a serem atacados.

No entanto, a Websense afirmou ser improvável que a falha esteja no SQL Server e sim nos sistemas web utilizados pelos sites.

"A campanha de injeção em massa LizaMoon ainda está em ação e mais de 500 mil URLs têm um link de script para o Lizamoon.com, de acordo com os resultados de busca do Google", afirmou a Websense em seu blog. "As buscas da Google revelam que mais de 1,5 milhão de URLs têm um link com a mesma estrutura de URL como a do ataque inicial."

A Websense afirmou que o ataque poderá continuar a ocorrer por algum tempo. "Nós ainda vemos referências ao Gumblar, que foi um ataque de injeção massivo descoberto em 2009", afirmou a empresa de segurança.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: