quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lente fotocromática elétrica muda de cor instantaneamente

As lentes fotocromáticas permitem que os óculos escureçam quando você passa de um ambiente mais escuro para um mais claro, e vice-versa.

Isso ocorre porque uma película aplicada sobre a lente reage ao componente ultravioleta da luz, o que altera sua transparência.

O inconveniente é que essa transição - é por isso que elas são chamadas de lentes de transição - leva algum tempo, e não é capaz de evitar um "impacto" de uma mudança rápida entre ambientes, por exemplo, quando, na estrada, você entra e sai de um túnel.

Lente fotocromática elétrica

Esse problema acaba de ser resolvido pela equipe do professor Greg Sotzing, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Sotzing e seus colegas criaram uma lente de transição que muda de cor reagindo à passagem de uma corrente elétrica - desta forma, a transição é virtualmente imediata.

A mudança nas cores e na transparência da lente pode ser feita de forma instantânea por meio de um controle eletrônico: por exemplo, um sensor mede continuamente a luz do ambiente e seus sinais são usados para ajustar a corrente elétrica que passa através da lente, mantendo a proteção a cada instante.

Obviamente, sempre haverá a possibilidade de alterar as cores das lentes de forma manual, ou criar efeitos especiais.

Proteção para os olhos

Já existem tecnologias semelhantes no mercado, usadas, entre outros, em máscaras de soldagem, para proteger os olhos dos soldadores tão logo a fusão do eletrodo começa. Contudo, essas tecnologias são baseadas em cristais líquidos, não sendo adequadas para uso em óculos.

O material típico que dá a característica fotocromática a uma lente é o chamado filme fotocromático, uma folha de polímeros que muda de cor conforme a intensidade de radiação ultravioleta que incide sobre ela.

O grupo do professor Sotzing se concentrou em produzir uma película fotocromática - ou fotocrômica - de baixo custo, o que permite sua produção em larga escala e seu uso em produtos de baixo valor individual.

Vitrines e Lady Gaga

O novo processo permite a aplicação de materiais isolantes para criar "máscaras", por exemplo, traçando desenhos que mudam de cor em um painel de vidro que continua transparente, o que poderia ser explorado para mostrar e ocultar logotipos em vitrines.

A tecnologia foi patenteada e Sotzing contou que está em conversações com fabricantes de lentes que viram um mercado para a tecnologia no "mundo de Hollywood" - aplicações "diferentes", incluindo óculos que ficam mudando de cores, "bem ao estilo Lady Gaga".

Nenhum comentário: