quarta-feira, 20 de julho de 2011

Suplemento infantil contra alergia não tem benefícios, dizem cientistas

Uma formulação alimentar destinada para bebês, com pretensos efeitos anti- alergênicos, não tem qualquer vantagem sobre o leite de vaca ou de soja.

A descoberta, publicada na revista científica Journal of Allergy and Clinical Immunology, foi feita pela equipe do Dr. David Hill, da Universidade e Melbourne, na Austrália.

Apesar de já estar presente em algumas recomendações feitas por autoridades de saúde, os cientistas não descobriram benefício no uso da formulação hipoalergênica, feita com soro de leite parcialmente hidrolisado, em comparação com uma formulação tradicional à base de leite de vaca ou de soja.

Hipoalergênicas

A fórmula é anunciada como benéfica para evitar alergias em crianças de alto risco até sete anos de idade.

O estudo, um dos maiores já feitos para testar o efeito das fórmulas infantis hipoalergênicas, envolveu 620 crianças e avaliou se o uso da fórmula diminuiria o risco de alergia mais tarde na vida.

As crianças foram divididas em grupos, que receberam a fórmula hipoalergênica, leite de vaca ou leite de soja após o fim do aleitamento materno.

Foram realizados testes de alergia aos 6, 12 e 24 meses. A seguir, as crianças foram examinadas novamente aos seis ou sete anos de idade.

Amamentação é melhor

O Dr. David Hill e seus colegas afirmam que suas descobertas não apoiam a recomendação de que a fórmula hipoalergênica deva ser utilizada após o aleitamento materno como uma estratégia preventiva para crianças com alto risco de doença alérgica.

"Em nosso estudo de crianças de alto risco, esta fórmula 'hipoalergênica' não mostrou qualquer efeito benéfico quando comparada com a fórmula à base de leite de vaca normal na prevenção do eczema infantil, asma ou febre do feno até sete anos de idade," afirmou.

"Famílias com alto risco de alergia devem continuar a ser encorajadas a amamentar, pelos muitos benefícios conhecidos associados com a amamentação," concluiu.

Nenhum comentário: