A pimenta-do-reino será monitorada para detectar a presença da bactéria salmonella, que causa vômitos, enjôos e pode levar à morte. Quanto aos níveis de aflatoxinas, produzidas por fungos, serão analisados o arroz, amendoim, milho e a castanha do Brasil.
A inclusão dos novos produtos foi determinada por instrução normativa que cria o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC).
Alimentos mais seguros
O chefe de Serviço de Controle de Resídios e Contaminantes da Área Vegetal do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio, explica que a finalidade é garantir alimentos cada vez mais seguros para os brasileiros e também contribuir para elevar as exportações. "O monitoramento tira uma foto da realidade brasileira e identifica os problema para resolvê-los", diz.
Uma vez detectada qualquer irregularidade como o uso de agrotóxicos proibidos ou uso abusivo de substâncias a ponto de contaminar os vegetais, um fiscal visita a propriedade de onde vem os alimentos e trabalha junto com o produtor para reverter o quadro.
Com a criação do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes, as primeiras análises dos produtos passaram a ser feitas desde janeiro, mas os resultados serão divulgados apenas ao final de cada ano.
O trabalho feito a partir do plano brasileiro tem o reconhecimento de países da União Européia, Estados Unidos, China e Rússia.
Fonte: Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário