Segundo as autoridades de saúde, o maior risco da transformação do atual surto em uma epidemia mundial - uma pandemia - não está na infecção de seres humanos por porcos, mas na transmissão entre humanos, quando o vírus sofre mutações e pode se tornar mais agressivo.
Remédios contra a gripe suína
A Organização Mundial da Saúde afirmou que dois dos medicamentos avaliados para serem utilizados contra o novo vírus da gripe suína - o amantandine e o remantandine - mostraram-se ineficazes.
Contudo, o vírus está cedendo com o uso de dois outros medicamentos - o oseltamivir e o zanamivir. Medicamentos feitos com esses dois princípios ativos estão em comercialização hoje, com os nomes comerciais de Tamiflu e Releza, respectivamente.
Risco de pandemia
O México já confirmou 103 mortes causadas pelo vírus até esta segunda-feira. Já há notificações de casos também nos Estados Unidos e Canadá e há suspeitas de pessoas contaminadas na Europa, Israel e na Nova Zelândia.
Não há vacina disponível para o vírus. As atuais vacinas contra a gripe não imunizam contra o A/H1N1. Como ele é um vírus novo, a quase totalidade da população ainda não possui imunidade natural contra ele, o que aumenta o seu poder de infecção e a possibilidade de causar complicações sérias.
Apesar disso, o Ministério da Saúde no Canadá divulgou nota afirmando que os casos verificados até o momento naquele país estão se mostrando mais leves do que os verificados no México.
Fonte: Diário da Saúde
Um comentário:
Aos Senhores (a).,
Só gostaria de relatar o meu MEDO porque não dizer APAVORANTE que me faz sentir tão vulnerável e tão impotente por esse situação que ate agora se mostra incontrolável. Gostaria muito que os “Grandes Homens da Ciênica” os quais foram designados para fazer descoberta e trazer a felicidade através da cura e os que Deus lhes confiou alguns segredos peço para agir o mais RÁPIDO POSSÍVEL.
Atenciosamente
Cândida Natally M. de Farias
Postar um comentário