Também nesta semana: site da usina nuclear Angra é pichado e vírus exige pagamento para liberar acesso à internet
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
>>> Erro do avast detecta vírus em arquivos da Adobe e drivers
Usuários do antivírus avast! podem ter de restaurar arquivos da quarentena do software (“Virus Chest”) devido a um grave problema de falso positivo ocorrido no final da quarta-feira (2). Uma atualização do programa passou a detectar vários arquivos inofensivos como Win32:Delf-MZG ou Win32:Zbot-MKK. Segundo a alwil, desenvolvedora do antivírus, arquivos da Adobe, de drivers de som da Realtek e vários programas multimídia estão entre os que foram possivelmente danificados pelo erro do programa.
Uma nova atualização eliminando o problema foi lançada cerca de cinco horas depois, na madrugada desta quinta-feira (3). Segundo a companhia, “centenas” de arquivos podem ter sido marcados incorretamente como vírus.
A Alwil possui uma página explicativa com um passo a passo de como restaurar o conteúdo da quarentena, mas em inglês. O artigo de suporte em que a empresa revela o erro também está apenas disponível em inglês, aqui.
Esse tipo de problema é chamado de “falso positivo” e ocorre com certa frequência. A função de quarentena dos programas antivírus serve para permitir que o computador seja desinfectado sem que os arquivos sejam imediatamente removidos, possibilitando a recuperação dos dados ou programas no caso de erros.
Fonte: Altieres Rohr
Nenhum comentário:
Postar um comentário