quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Computadores ganham sistema imunológico e vacina contra bugs

Um grupo de pesquisadores suíços desenvolveu um novo programa que faz com que as redes de computadores atuem em conjunto de modo a evitar bugs em programas.

Bugs são os erros internos dos programas, que os fazem funcionar incorretamente ou mesmo travar o computador.

Imunidade dos computadores

Denominada Dimmunix, a ferramenta atua como se fosse uma vacina, aumentando a imunidade dos computadores e evitando futuras falhas.

Criado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, o sistema atua automaticamente, dispensando o monitoramento por parte de operadores de redes.

A abordagem se baseia no conceito de falha de imunidade. Na primeira vez que um bug ocorre em um software ou sistema operacional, o Dimmunix salva uma assinatura digital da falha e, em seguida, observa como o computador reage ao problema.

Quando o bug está para ocorrer novamente, a ferramenta o identifica em seus registros e automaticamente altera sua execução, de modo que o programa continue a funcionar normalmente.

Computação em nuvem

Com o Dimmunix, segundo seus criadores, os programas de navegação na internet (web browsers), por exemplo, "aprendem" a evitar o congelamento verificado na primeira vez que ocorreu um bug associado a um plug-in (programa associado e que aumenta as capacidades do navegador).

A nova ferramenta também emprega tecnologia de computação em nuvem (cloud computing) para imunizar redes inteiras. Quando uma falha ocorre em uma determinada estação de trabalho, o Dimmunix produz "vacinas" que se espalham por toda uma rede, protegendo suas estações de futuros problemas semelhantes.

Sistema imunológico para computadores

"O Dimmunix pode ser comparado ao sistema imunológico humano. Uma vez que o corpo é infectado, seu sistema imunológico desenvolve anticorpos. Posteriormente, ao deparar com o mesmo patógeno, o corpo o reconhece e sabe como combater eficientemente o problema", explicou George Candea, diretor do Laboratório de Sistemas Confiáveis, onde a ferramenta foi criada.

O Dimmunix está disponível para download gratuito para programadores e interessados. Sua eficácia, segundo seus autores, foi demonstrada em programas escritos em linguagens Java e C/C++ e em sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire.

Mais informações podem ser obtidas no endereço http://dimmunix.epfl.ch

Nenhum comentário: