sábado, 16 de janeiro de 2010

Vírus da era da conexão discada ganha vida em smartphones

Companhias de segurança têm percebido um aumento no uso de trojans conhecidos como “diallers”, que eram populares na época do acesso discado à internet, informa a agência BBC News.

Os diallers podem ser utilizados em smartphones para fazer ligações a linhas especiais e mais caras, deixando um valor alto a ser pago pela vítima. Esses trojans foram muito usados na época em que a maioria das pessoas usava uma linha telefônica para acessar a internet. Agora, o setor de segurança da companhia de software CA relatou ter observado um aumento no uso de diallers em smartphones.

Segundo especialistas, esse recurso está se popularizando como um método rápido para criminosos ganharem dinheiro.

A CA descreveu um deles, o Swapi.B, que faz envio de mensagens SMS especiais para contratar serviços pagos.

Muitos diallers, incluindo o Swapi.B, são contraídos de sites pornográficos. Eles se disfarçam como softwares, clipes de vídeo ou programas de ajuda.

O diretor de pesquisas da desenvolvedora de softwares de segurança para portáteis F-Secure, Mikko Hypponen, afirmou que tem visto muitos diallers nos últimos meses. Eles são populares, afirmou Hypponen, porque satisfazem aqueles que querem ganhar dinheiro com softwares de vírus para o sistema operacional Windows.

Hypponen também diz que os malwares para computadores não podem roubar dinheiro diretamente e precisam de algum intermediário. Mas, no caso de smartphones, eles podem roubar instantaneamente.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: