Os cosmólogos acreditam que uma entidade chamada matéria escura - algo que não se sabe o que é, mas cujos efeitos podem ser medidos - compõe 23% de toda a massa do Universo, enquanto a matéria normal, da qual somos feitos nós e as estrelas, compõe apenas 4% dessa massa total (os outros 73% são energia escura).
Os biólogos, por sua vez, calculam a existência de uma quantidade inumerável de bactérias e outros micro-organismos que são virtualmente desconhecidos do homem, mas, provavelmente, são a maior parte dos organismos vivos que compõem a Terra.
Por isso eles a chamaram de "matéria escura da vida".
Bactérias benéficas
Agora, os cientistas desenvolveram uma técnica automática para sequenciar o código genético dessas criaturas microscópicas, abrindo caminho para que o homem conheça melhor microorganismos que são responsáveis não apenas por doenças, mas também pelo funcionamento do corpo humano e pela produção de antibióticos e biocombustíveis.
Pavel Pevzner e seus colegas da Universidade da Califórnia (EUA) desenvolveram um novo algoritmo que melhora dramaticamente o desempenho dos programas de computador usados para sequenciar o DNA - e ele pode fazer isto a partir de uma única célula bacteriana.
"O novo algoritmo captura 90% dos genes de uma única célula. Está certo que não é 100%, mas é quase tão bom quanto as técnicas mais modernas já desenvolvidas para sequenciamento do genoma: os biólogos hoje conseguem capturar 95% dos genes, mas eles precisam de bilhões de células para fazer isto," afirmam os cientistas.
Estima-se as bactérias sejam responsáveis por 10% do peso do corpo humano. Esta é outra razão pela qual é tão importante estudar seu DNA.
DNA das bactérias
Os aparelhos mais modernos de sequenciamento genético precisam de bilhões de células para funcionar, o que exige que as bactérias sejam cultivadas em laboratório.
Mas cerca de 99,9% delas - a matéria escura da vida - não podem ser cultivadas em laboratório porque vivem em condições ambientais específicas que são difíceis de reproduzir artificialmente - por exemplo, em simbiose com outras bactérias ou sobre a pele de um animal.
A possibilidade de sequenciar até 90% do genoma de uma bactéria a partir de uma única célula é uma vitória que está sendo comemorada. E os cientistas afirmam que não esgotaram as possibilidades de seu algoritmo, sendo possível melhorá-lo.
Fonte: Redação do Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário