quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Termômetro de cristal não teme variações de temperatura

Esqueça os termômetros de mercúrio. Vêm aí os termômetros de tantalato de lítio.

Pesquisadores britânicos desenvolveram um novo cristal de tântalo e lítio que é capaz de detectar alterações minúsculas de temperatura, com graduações na faixa dos milésimos de Kelvin.

Termômetro de cristal

Pam Thomas (Universidade de Warwick) e Mike Glazer (Universidade de Oxford) demonstraram que a capacidade de medição do cristal aumenta ou diminui em proporção à sua temperatura.

Isto permite que esses cristais possam ser calibrados para funcionarem como termômetros muito precisos.

E o cristal faz isto ao longo de uma extensa faixa de temperaturas, de -120 a +680 graus Celsius, tornando-o útil para monitorar desde equipamentos hospitalares e a temperatura do corpo humano até equipamentos industriais.

Os cientistas patentearam a invenção e, para tentar comercializá-la, deram-lhe o nome de Z-BotS - Zero-Birefringence Optical Temperature Sensor.

Birrefringência

O tantalato de lítio é um cristal birrefringente, o que significa que ele divide a luz que o atravessa em dois raios distintos.

Como a birrefringência é afetada tanto pela espessura quanto pela orientação do cristal, até agora seu uso prático era inviável - qualquer oscilação mínima no cristal altera sua orientação e, por decorrência, o resultado da leitura.

Os pesquisadores britânicos desenvolveram uma técnica para crescer um cristal de tantalato de lítio cuja birrefringência é virtualmente independente de sua espessura e posição, o que o torna imune às vibrações do ambiente.

Na realidade, eles tornaram a birrefringência praticamente zero em todas as direções, deixando o cristal opticamente isotrópico, como o vidro comum.

No entanto, como a mínima alteração de temperatura prontamente altera a birrefringência, o novo cristal tornou-se um termômetro muito sensível e robusto.

Um comentário:

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

TERMÔMETRO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=termometro&IDCategoria=110

BEBÊ INFANTIL
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS