O trem-bala, com desenho inspirado nas antigas espadas da China, é o mais novo da série CRH (China Railway High-Speed).
Com seis vagões, o conjunto tem uma potência de 22.800 quilowatts, mais do que o dobro dos 9.600 kilowatts do CRH380, que faz a linha Pequim-Xangai - e que tem um recorde de velocidade de 300 km/h.
O trem também é mais leve e mais seguro, usando várias peças reforçadas com fibra de carbono.
O trem foi projetado e fabricado pela Locomotive Sifang, uma subsidiária da China Railway Construction CSR, com sede na cidade de Qingdao, no Leste do país, na província de Shandong.
Velocidade brasileira
No Brasil, o projeto do trem-bala para interligar Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro deverá se arrastar ainda por dois anos.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para 10 de março de 2012 a retomada do processo de licitação para a implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade).
Pelo novo cronograma, a previsão é que a segunda fase do leilão seja realizada no segundo trimestre de 2013, um ano após o leilão da primeira etapa.
Se não houver novos adiamentos, o TAV deverá começar a operar em 2018, fazendo um percurso de 518 quilômetros.
Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário