terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Descubra se seu Android tem o 'software-espião' Carrier IQ

A recente descoberta do Carrier IQ, um programa "espião" instalado a pedido das operadoras em smartphones Android que é capaz de gravar e relatar todas as ações do usuário, gerou polêmica. As operadoras garantem que só coletavam dados de rede, para garantir o bom funcionamento e estabilidade dos aparelhos. Por outro lado, os poderes do software vão muito além disso, o que deixa os usuários preocupados com sua privacidade. E para piorar a situação, o uso do software não segue um padrão definido. Algumas o utilizam, outras não ou apenas em aparelhos específicos. Como saber se um aparelho é afetado ou não?

Felizmente não demoraram para aparecer as primeiras ferramentas para detecção do Carrier IQ. Infelizmente elas não eram lá muito amigáveis: ou exigiam um aparelho "rooteado" (quando o usuário tem acesso completo ao sistema operacional) ou a execução de comandos em um terminal. Aproveitando a oportunidade, a Lookout Labs, que desenvolve aplicativos de segurança para plataformas móveis, criou uma alternativa simples e gratuita.

O Carrier IQ Detector, que está disponível no Android Market, é extremamente simples: basta instalar e rodar o programa e ele diz "na hora" se seu smartphone está limpo (Your device does not have Carrier IQ) ou se o "espião" foi encontrado (Your device does have Carrier IQ). Infelizmente, neste caso o programinha não é capaz de desabilitar e remover o Carrier IQ do aparelho.

Lembramos que só usuários de smartphones Android comprados em uma operadora são potencialmente afetados pelo problema. Se seu aparelho foi comprado desbloqueado no varejo, muito provavelmente está limpo. O mesmo vale para aparelhos rodando ROMs customizadas, como a popular CyanogenMOD, que não incluem o Carrier IQ.

E você, já testou seu aparelho? Não deixe de postar os resultados, incluindo marca, modelo e operadora, nos comentários desta matéria.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: