quinta-feira, 9 de abril de 2009

Improvise uma interface eSATA no seu PC

A conexão eSATA, variante externa do padrão SATA de interface para disco rígido interno, oferece acesso mais rápido a HDs externos do que o padrão USB 2.0. Mas poucos PCs possuem portas eSATA (que, evidentemente, não tem nenhuma utilidade quando não se utiliza discos externos com essa conexão).

A seguir, você vai ver alguns itens que podem adicionar suporte a eSATA em seu PC. A qual deles você deve recorrer depende, claro, do que você já tem disponível para conectar o dispositivo.


Se você possui um…


Desktop com um conector SATA disponível na placa-mãe
Tudo o que você precisa é de um cabo adaptador SATA-para-eSATA ligado a um Bracket ATX, que você pode comprar por uns 5 reais. Mesmo somado a uma eventual taxa de entrega ou frete, o preço significa apenas uma fração de qualquer outra opção.


esata_generic_350


Pode ser que o dispositivo nem venha acompanhado de nenhum CD ou manual, mas isso nem é necessário. Se você se sente com confiança suficiente com relação aos interiores de seu PC, instalar este bracket é fácil e óbvio e não precisa nem de software nem de drivers.


Mas há um ponto negativo: seu PC irá enxergar o drive externo como se fosse interno, o que significa que o prático método plug & play não funciona. Você terá que desligar seu computador para fazer a conexão ou remover um disco com segurança. É exatamente por isso que, mesmo que tenha uma conexão SATA livre, você pode cogitar algumas das opções a seguir.


Desktop com um slot PCI Express disponível
Existe um bom número de opções nesse caso, mas nós recomendamos o cartão PCI Express SimpleTech ProSpeed eSATA, de duas portas, apesar de seu preço elevado de cerca de 70 dólares. Por quê? O software que vem no CD incluso faz com que seja extremamente fácil configurar a placa.


esata_card_350


Desktop com slot PCI livre
Agora vejamos a alternativa mais barata, porém mais difícil. A Addonics ADSA4R-E custa apenas 40 dólares apesar de ter quatro portas eSATA, além de suporte a RAID. Mas fique preparado para uma batalha inicial: o manual sofrível, mal escrito e de apenas uma página não explica direito o que há no CD (na verdade, sequer concorda que há um CD, ao pedir para o usuário inserir o ‘disquete’), e o programa de instalação é igualmente confuso. Mas depois que você instalar tudo, a coisa funciona.


Notebook com um slot Cardbus
Adoraríamos poder oferecer uma recomendação para esse caso. Testamos dois adaptadores Cardbus-para-eSATA. Ambos funcionaram, mas não conseguiram oferecer nenhuma vantagem de desempenho em relação à conexão USB, o que os torna sem sentido.

Fonte: PC World

Um comentário:

Anônimo disse...

Aonde eu encontro esse cabo adaptador esata para sata conhece algum site para me indicar, obrigado.
glauksantos@gmail.com