terça-feira, 6 de outubro de 2009

Google confirma ataque no Gmail e força troca de senhas aos afetados

O Google confirmou nesta terça-feira (6/10) que o seu serviço de e-mails, o Gmail, foi alvo de um “amplo esquema de phishing”. De acordo com a empresa, menos de 500 de suas contas foram afetadas.

“Ficamos sabendo de um amplo esquema de phishing pelo qual crackers conseguiram informações para acessar contas de e-mails baseados na web, incluindo contas do Gmail”, afirmou um assessor do Google.

O Google afirmou ter tomado medidas imediatas para proteger seus usuários. Dentre elas, forçou a renovação da senha para os usuários afetados. “Assim que ficamos sabendo do ataque, forçamos a troca de senhas nas contas afetadas. Vamos continuar forçando a troca de senhas se encontrarmos mais contas afetadas.”

A rede de notícias BBC News afirmou ter visto duas listas com mais de 30 mil usuários e senhas de provedores de e-mail que foram postadas na rede, incluindo Yahoo e AOL.

A lista também inclui detalhes sobre milhares de contas dos serviços de e-mail da Microsoft: MSN, Windows Live e Hotmail.

A companhia também comentou ter descoberto uma terceira lista com informações de contas de e-mail, mas não revelou detalhes.

O Google também declarou que o ataque “não foi uma falha de segurança no Gmail, mas sim um golpe para conseguir informações pessoais dos usuários”.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: