terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prêmio Nobel vai para criador de fibra ótica de longa distância

O pesquisador Charles Kao ganhou o prêmio Nobel da Física pelo desenvolvimento de uma rede de fibra ótica de longa distância. Kao, citado frequentemente como “o pai das comunicações em fibra ótica”, recebeu o prêmio da Fundação Nobel em Estolcomo, Suécia, nesta terça-feira (6/10) pelas "realizações inovadoras relacionadas com a transmissão da luz em fibras ópticas para comunicação”.

Nascido em Xangai e cidadão britânico, Kao dividiu seu prêmio com Willard Boyle e George Smith, que inventaram uma tecnologia de imagens usando um sensor digital apelidado de CCD (Charge-Coupled Device). O equipamento torna o uso do efeito fotoelétrico teorizado por Albert Einstein sob o qual a luz é transformada em sinais elétricos.

Mais detalhes sobre os ganhadores no site do Prêmio Nobel.

A descoberta de Kao, em 1966, determinou como transmitir luz à distância usando fibra de vidro ótica ‘ultra pura’. Isso poderia aumentar a distância de tais transmissões para 100 quilômetros comparados aos 20 metros permitidos pela tecnologia anterior. A primeira fibra ‘ultra pura’ foi criada em 1970.

De acordo com a organização do Nobel, se todas as fibras de vidro óticas do mundo fossem ligadas umas às outras, elas dariam 25 mil voltas no globo terrestre.

Kao completou seu trabalho nos Standard Telecommunication Laboratories, em Harlow, Reino Unido, onde também fez parte da equipe da Nortel e atualmente é presidente da ITX Services.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: