terça-feira, 31 de agosto de 2010

Processo genético chave é visto em resolução atômica

Cientistas criaram a primeira imagem tridimensional de processos genéticos que acontecem dentro de cada célula do corpo humano.

Usando uma técnica de visualização 3-D, chamado cristalografia de raios X, Song Tan e seus colegas da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, construíram a primeira imagem já feita de uma proteína interagindo com o nucleossoma - o DNA firmemente empacotado, enrolado em torno de um núcleo de proteína.

Além da importância em termos de ciência básica, os pesquisadores afirmam que a visualização deverá ajudar nas pesquisas futuras de doenças como o câncer.

Desde que a estrutura tridimensional do nucleossoma foi determinada, há 13 anos, os cientistas tentam descobrir como a enzima cromatina reconhece e age sobre o nucleossoma para regular a expressão dos genes e outros processos que ocorrem na célula. "Precisávamos visualizar como essas enzimas são capazes de ler uma estrutura tão complicada como o nucleossoma," disse Tan.

Processos genéticos

A estrutura dá detalhes em nível atômico de como uma enzima consegue reconhecer tanto o DNA quanto componentes das proteínas do núcleo do nucleossoma.

De forma inesperada, a estrutura também revelou como o DNA pode se esticar conforme ele se enrola para formar o nucleossoma.

"Esta descoberta fornece a base para se entender como a RCC1 e outras enzimas cromatina interagem com o DNA quando ele é embalado em uma cromatina em nossas células," disse Tan.

"Nosso objetivo agora é determinar as estruturas de outras enzimas biológica e medicamente importantes vinculadas ao nucleossoma," disse Tan. "Prevemos que esses estudos vão explicar processos genéticos fundamentais e fornecer a base para novas terapias contra doenças humanas como o câncer."

Nenhum comentário: