quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cuidado: vem aí o ataque dos cookies zumbis do Flash

Não olhe agora, mas os zumbis Flash estão atrás de você.

Esta semana o advogado especializado em privacidade Joseph Malley entrou com seu terceiro processo contra grandes sites de mídia e suas empresas de publicidade, acusando-as de usar cookies do Flash para coletar ilegalmente informações sobre os visitantes de seus sites.

Os réus do processo de Malley não são exatamente novatos em suas áreas. Eles são conglomerados endinheirados como ABC, NBC, Disney e MTV, bem como seus respectivos parceiros de mídia (Quantcast, Clearspring, SpecificMedia). Todos eles usam um recurso construído no Adobe Flash que pode ativar cookies quando você carrega um arquivo de mídia Flash em seu navegador (o que, nos dias de hoje, ocorre quase toda vez que você vê uma página com um anúncio em vídeo).

Diferentemente dos cookies comuns, os cookies do Flash podem ressurgir até mesmo depois que você pensa que limpou todos eles de sua máquina. Por causa dessa característica, eles são chamados “zumbis” – pois voltam da terra dos mortos para comer cérebros.

Persistente
Ao contrário dos cookies dos navegadores tradicionais, os cookies de Flash são relativamente desconhecidos dos usuários da web, e não são controlados por meio dos controles de privacidade do navegador. Isso significa que mesmo que um usuário pensar que limpou seu computador de objetos de rastreamento, é bem provável que isso não tenha ocorrido 100%.

A QuantCast estava usando a mesma identificação de usuário em seus cookies HTML e Flash, e quando um usuário se livrava deste último, a QuantCast procurava na lixeira do Flash, recuperava o número antigo do usuário o reaplicava, para que o histórico de navegação do consumidor na Internet não fosse interrompido.

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Fonte: IDG Now!

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