segunda-feira, 15 de novembro de 2010

24% já receberam pop-up sobre suposto vírus no PC, diz estudo

Quase um quarto (24%) dos internautas já foram abordados por falsas mensagens de segurança, alegando que o computador está infectado com um malware, de acordo com um relatório da companhia GetSafeOnline.org.

Segundo a pesquisa, os pop-ups são obras de criminosos, que após "detectar" a ameça, tentam vender um suposto software de segurança, também conhecido como scareware; ou oferecer a limpeza do PC por um custo adicional.

Além disso, segundo a instituição, o intuito não apenas vender serviços "fakes", mas também roubar dados confidenciais de cartão de crédito ou instalar um programa que permita controlar o computador para outras atividades ilegais, como fraude de identidade ou lançar ataques de phishing.

O preocupante é que 80% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar nesta fraude, embora 48% já tenham recebido tal notificação de vírus.

A GetSafeOnline.org acredita que os cibercriminosos possam obter milhões de dólares, enquanto as vítimas são enganadas e seus computadores seriamente comprometidos.

Tony Neate, diretor da GetSafeOnline.org, avisou aos usuários para ignorar os falsos alertas e para serem, extremamente, cautelosos com qualquer tipo de pop-up.

"A maioria das empresas de segurança de reputação não aborda os clientes desta maneira, sem que haja um aviso prévio ou um pedido direto", disse ele.

O relatório também revelou que mais de um terço (34%) dos entrevistados tem um vírus instalado no PC, enquanto 22% já foram vítimas de um phishing e 21% já tiveram sua ID roubada.

A pesquisa foi realizada no Reino Unido entre os dias 15 e 19 de novembro, com objetivo de aprimorar a consciência sobre as ameaças online.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: