O evento está desafiando estudantes de todo o mundo a conceber experimentos científicos que poderão ser realizados na Estação Espacial Internacional.
As experiências vencedoras serão feitas no espaço, na Estação, naquela que será a maior aula de ciência já feita, transmitida para o mundo inteiro através do YouTube.
O Space Lab faz parte de um programa do YouTube que consiste em disponibilizar o acesso a conteúdos educacionais aos educadores.
Fazem parte do programa as agências espaciais da Europa (ESA), Estados Unidos (NASA), Japão (JAXA), Canadá (CSA) e Rússia (Roscosmos).
Sozinhos, ou em grupos de até três pessoas, os estudantes, de idades entre 14 e 18 anos, devem submeter um vídeo no YouTube, com a descrição da experiência que pretendem realizar.
Gravidade zero e treinamento para astronauta
Um painel de cientistas de prestígio, astronautas e professores, incluindo o conhecido professor Stephen Hawking e um enorme time de astronautas, vão fazer parte do júri, que levará em conta as opiniões emitidas pela comunidade do YouTube.
Os seis finalistas regionais irão se reunir nos Estados Unidos, em Março de 2012, para participar de um voo de gravidade zero e receber outros prêmios.
No final, serão anunciados dois vencedores globais, cujas experiências serão enviadas para o espaço e realizadas na Estação Espacial, no Verão de 2012, sendo transmitidas do espaço ao vivo pelo YouTube.
Além disso, os vencedores globais poderão escolher um de dois prêmios: ou uma viagem ao Japão, para assistir ao lançamento da sua experiência a bordo da nave de carga HTV, ou uma viagem à Rússia para um autêntico treino espacial nas instalações em que Yuri Gagarin se tornou cosmonauta.
Educação no YouTube
O Space Lab é uma componente da vasta oferta educacional do YouTube, onde estão incluídas, por exemplo, as conferências TED, em www.youtube.com/education, com a abordagem dos mais variados tópicos educacionais; www.youtube.com/teachers, que orienta os professores na utilização de vídeo na sala de aulas; e o YouTube for Schools, um programa piloto que tem como objetivo tornar o YouTube acessível a mais escolas.
"Como companhia preocupada com a próxima geração de cientistas que somos, lançamos o YouTube Space Lab para oferecer aos estudantes a extraordinária oportunidade de fazer a sua experiência no espaço," disse Zahaan Bharmal, responsável pelo marketing do Google, que é proprietária do YouTube.
Detalhes e calendário do YouTube Space Lab
Os estudantes podem submeter um vídeo de dois minutos até ao dia 7 de Dezembro de 2011.
O vídeo tanto pode ser uma simples descrição no quadro como uma simulação na sala de aula. Cada vídeo deve, no entanto, conter as seguintes explicações:
- Questão experimental: a questão científica que se pretende testar.
- Hipótese: uma explicação lógica para a questão levantada.
- Método: uma simples explicação dos métodos usados para conduzir os testes experimentais da hipótese em microgravidade.
- Resultados: resultados esperados para a experiência.
Os candidatos podem submeter até três experiências em uma das duas áreas científicas disponibilizadas na ISS - ciências da vida ou física.
Em 3 de Janeiro de 2012 serão anunciados os 60 finalistas, quando se iniciará a votação do júri e do público.
Os vencedores globais (duas pessoas ou equipes escolhidas entre os vencedores regionais, uma em cada categoria) serão anunciados nos Estados Unidos, em Março de 2012.
Para mais detalhes sobre as condições do concurso, sobre as datas, os parceiros e os prêmios, visite www.youtube.com/spacelab.
Fonte: ESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário