quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Symantec adverte sobre novo vírus

A empresa norte-americana Symantec advertiu sobre um novo vírus similar ao Stuxnet, que causou vários danos há alguns meses. A informação foi publicada em uma nota no site da Symantec.

O novo vírus e conhecido como Duqu, porque cria arquivos com o prefixo do nome de arquivo DQ, similar ao Stuxnet e foi descoberto em um laboratório de pesquisa que alertou a Symantec no dia 14 de outubro.

O Duqu compartilha boa parte do código fonte do Stuxnet mas tem um objetivo diferente. Sua meta é reunir dados de inteligência e de bens de entidades como os de fabricantes de sistemas de controle industrial. Isso vai facilitar ataques futuros a terceiras pessoas.

A Symantec não divulgou detalhes mas afirmou que um número limitado de organizações por seus ativos específicos são o alvo do Duqu.

O Stuxnet foi detectado em 2010 e projetado para atacar os sistemas informáticos de controles realizados pela alemã Siemes, comumente usado para fornecimento de água, plataformas petroleiras, centrais elétricas e outras infraestruturas chave.

A maioria das infecções do Stuxnet foi descoberta no Irã, dando lugar a especulações de que buscava sabotar suas instalações nucleares.

Nenhum comentário: