terça-feira, 11 de outubro de 2011

INT cria quiosque eletrônico em Braille e Libras

Engenheiros do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) criaram um quiosque eletrônico voltado para a inclusão social de pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Chamado de "mural eletrônico" por seus criadores, o equipamento mostra as mensagens em linguagem Braille - ou braile -, voltada para os deficientes visuais, e em Libras, a linguagem de sinais adotada pelos surdos e mudos.

O equipamento também apresenta a informação vocalizada, o que permite seu uso por usuários sem deficiências e que não tenham conhecimento de braile ou Libras.

O aparelho integra o projeto Escola Inclusiva, que desenvolve tecnologias de acessibilidade na rede pública de ensino do município de Niterói, no Rio de Janeiro, e será apresentado durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2011, de 17 a 20 de Outubro.

Divulgação de ciência e tecnologia

Os visitantes do estande do INT poderão ver ainda os esforços da entidade para a divulgação de ciência e tecnologia, sobretudo o Quiz Tecnológico.

O Quiz é um jogo interativo de perguntas e respostas contendo informações históricas e atuais sobre ciência, tecnologia e inovação.

Destinado principalmente a estudantes a partir da segunda fase do ensino fundamental, a atividade possui três níveis de dificuldade e envolve cinco participantes por vez, que escolhem eletronicamente as opções mostradas na tela.

Nenhum comentário: