A pesquisa, que abre caminho para a produção em larga escala de veias artificiais, foi realizada na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, e publicada na revista científica Nature Biology.
Embora células sanguíneas e cardíacas já tenham sido criadas em laboratório antes, a partir de células-tronco, esta foi a primeira vez que todos os principais tipos de músculos lisos foram desenvolvidos, em um sistema que poderia ser transposto para uma escala industrial.
Ponte de safena e stent
A fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma alternativa menos arriscada do que alguns procedimentos cirúrgicos envolvendo o sistema circulatório.
Hoje, problemas graves dependem de pontes de safena e stents.
Pacientes com insuficiência renal, que necessitam de enxertos vasculares para realização da hemodiálise, também poderiam se beneficiar da fabricação de vasos sanguíneos artificiais em larga escala.
Células-tronco
Os músculos lisos são localizados nas paredes de órgãos ocos, como os vasos sanguíneos.
Os cientistas usaram células-tronco embrionárias e células-tronco retiradas de amostras da pele de pacientes - todas conhecidas como células-tronco humanas pluripotentes, ou seja, capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo.
Os cientistas desenvolveram uma técnica de cultura que faz com que as células-tronco se diferenciem nas células que formam os vasos sanguíneos.
Veja outras pesquisas que estão trabalhando no desenvolvimento de vasos sanguíneos artificiais:
Bactérias criam vasos sanguíneos artificiais
Veias artificiais inteligentes produzem e liberam medicamentos
Cientistas criam "remendo" para reparar o coração
Fonte: Redação do Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário