terça-feira, 14 de abril de 2009

Saiba como eliminar ruídos incômodos de seu computador

Você já reparou no barulho que seu computador faz quando está ligado? Você pode ter se acostumado, mas saiba que os ruídos incômodos podem ser corrigidos com alguns ajustes de peças e a instalação de acessórios adequados. A coluna de hoje dá dicas de como deixar o PC silencioso, sem comprometer o desempenho dele.

>>>> Gabinete

Os parafusos do gabinete podem gerar ruídos se não estiverem bem presos. A primeira dica é abrir o computador e verificar se os parafusos das placas, do disco rígido (HD) e da fonte de energia estão bem firmes.

Tanto o disco rígido como a unidade de CD e disquete devem estar presos com pelo menos quatro parafusos, sendo dois de cada lado, para minimizar a vibração.

Na parte traseira do gabinete, onde as partes de metal se tocam para fechar o conjunto, você pode colar fitas de vedação e amortecimento - como as utilizadas em portas e janelas. Essas fitas podem ser encontradas em casas de material de construção, e reduzem bastante a vibração do gabinete.

Também é importante evitar que o gabinete fique em lugar confinado, onde as saídas de ar com ventoinhas – como a da fonte – fiquem obstruídas. Isso gera barulho e calor.

Outro meio de reduzir o barulho do gabinete é instalar mantas de eliminação de ruído. Esse tipo de material é instalado nas laterais e no fundo do gabinete e absorve a emissão de som dos componentes.

O importante é cortar as mantas para que elas não bloqueiem saídas de ar do gabinete. Mas, fique atento, pois as mantas geram aumento de calor interno do gabinete. Em alguns casos é aconselhável acrescentar uma ou duas ventoinhas para melhorar o fluxo de ar no conjunto.

Gabinetes pequenos têm a desvantagem de não serem favoráveis à circulação de ar. Então, se você tem espaço e pretende montar uma máquina potente, escolha um gabinete generoso.

>>>> Ventoinhas silenciosas

Você também pode trocar as ventoinhas e os coolers do computador para diminuir o barulho. Existem modelos de coolers mais caros, que garantem melhor dissipação do calor, com menor emissão de ruídos. Geralmente esses modelos contam com dissipadores mais elaborados, que minimizam o papel – ainda imprescindível – da ventoinha.

Na hora de procurar por ventoinhas novas, peça ao vendedor aquelas com baixa emissão de ruídos. Uma dica importante: ao fixar as ventoinhas no gabinete, use uma arruela de borracha para evitar que as trepidações geradas sejam refletidas no gabinete.

>>>> Fonte: energia e barulho

A fonte de energia do computador também pode ser uma fonte indesejada de barulho. Na imagem abaixo aparece uma fonte que faz uso de grandes ventoinhas na parte de baixo para dissipar o calor gerado. Modelos assim podem ser encontrados em lojas especializadas.

>>>> HD: um vilão?

O HD não é um vilão, mas contribui bastante para aumentar o nível de ruídos do PC. Isso acontece devido a seus motores, que giram os discos internos, e também a suas cabeças de leitura. Um dos meios de reduzir o ruído do HD é alterar algumas configurações, para deixá-lo parado quando o sistema estiver inativo por alguns minutos.

>>>> Dicas finais

Sempre que você alterar algum componente do PC, fique atento para possíveis mudanças de temperatura da máquina. Nesta coluna, que fala detalhadamente do HD, mostrei um programa para monitorar a temperatura desse dispositivo. Existe também o programa HWMonitor, que permite monitorar a temperatura do PC.

>>>> Onde saber mais?

Usuários interessados em casemod (personalização de gabinetes) costumam ter boas dicas sobre aquecimento e redução de ruídos dos PCs. Por isso posso indicar os fóruns especializados no assunto. Alguns exemplos são o CaseModBR, e o metku.

Nenhum comentário: